Igreja de Nossa Senhora do Socorro

   Situada no Largo do Socorro, esta igreja está associada a um voto feito pela população do Funchal, a São Tiago, em 1523, devido a um surto de peste que assolou a ilha, sendo colocado na Igreja de Nossa Senhora do Calhau, outrora situada na margem da Ribeira de João Gomes, uma imagem de São Tiago. Esta igreja foi destruída por um aluvião de 1803 foi substituída pela atual Igreja do Socorro, concluída em 1768, que acolheu a imagem de São Tiago e passou, então, a ser a Matriz da freguesia de Santa Maria Maior.

  Edificada no século XVIII, destaca-se pelo facto de ser a única igreja barroca da Ilha da Madeira, em termos exteriores. No seu interior podemos destacar as quatro pinturas com alegorias ao “Triunfo da Eucaristia”, os tectos da nave e da capela-mor em “trompe l`oeil” e os altares dedicados a Nossa Senhora de Fátima e a Santiago Menor. É de referir que também é conhecida como a Igreja de São Tiago, pois substituí o antigo templo que era denominado de Santiago Menor. (Valor Concelhio Regional).

 

 

  A Igreja de Nossa Senhora do Socorro ou Igreja de São Tiago pertence à Paróquia de Santa Maria Maior e é dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro embora todos os anos, no dia 1 de Maio, este é o ponto de partida de uma romaria já centenária dedicada a Santiago Menor, padroeiro da cidade do Funchal.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

Largo do Socorro

9050-160 Funchal

TELF: 291 220 550

https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-de-Santa-Maria-Maior-242587345826816/

capture-20200331-174249