Igreja de Santa Clara

igreja de santa clara.jpg

  A igreja de Santa Clara, datada do século XV, foi mandada edificar por João Gonçalves Zarco,descobridor da Madeira e primeiro Capitão Donatário do Funchal.

  Foi aumentada, no final do mesmo século, para ficar integrada no Convento de Santa Clara, daí, possuir elementos artísticos e arquitectónicos dos séculos XV, XVI e XVII.

Da primitiva construção preserva-se o portal gótico, em mármore, de duas arquivoltas e o túmulo de Martim Mendes Vasconcelos, falecido em 1493. Do séculoXVII destacamos: o sacrário de prata, executado por ourives madeirenses em 1671, a pintura decorativa da igreja e o revestimento parietal com padrões de tapete policromos. O padrão de azulejos 12×12, designado por padrão de Marvilha, é de elevada beleza decorativa, considerado único na Madeira e o mais complexo conjunto de tapete executado em oficinas portuguesas. Dos finais do século XVIII salientamos o púlpito, um banco, os lampadários de prata na Capela-Mor e os altares laterais e colaterais de talha dourada e policromados.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

Calçada de Santa Clara, 9000-036
+351 291 742 602
 capture-20170525-215317.png